VEDE OS CAMPOS
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype

Tema: Vede os campos, já branquejam para a ceifa.
Texto Base: João 4:6-42. (35)

 Introdução

 Fico a imaginar o que se passava pela mente do Senhor Jesus, o que O levou a advertir seus discípulos a ampliarem suas visões de forma que eles pudessem ver aquilo que na visão do homem natural e do crente carnal, parece inexistente. Para observar os campos aos quais Cristo faz referência é necessário que o discípulo tenha um conhecimento do propósito e missão do Salvador Jesus Cristo, e desenvolva uma comunhão de forma que a espiritualidade o leve a esta contemplação. Para isso:

1. Precisamos ver além de nossas próprias necessidades.

Ali estava um povo sedento por salvação, que dentro de sua cultura e crenças aguardavam a vinda do Messias para salva-las. Aquele povo tinha sede de água e de Salvação.

A mulher samaritana vai ao poço a buscar água e conhece a Jesus e encontra as duas coisas.

– A mulher sabia da importância de adorar a Deus mais não sabia como e onde era o lugar certo (vs. 20 – 24). Jesus fala ao seu coração e o resultado aparece (v.29).

2. Precisamos ver além da aparência.

O texto mostra que os discípulos não conseguiam ver além do que se apresentava no cenário físico. As evidencias textuais demonstram que Jesus falava aos seus discípulos contemplando os campos de cevada e trigo da região, só que Jesus estava destacando as pessoas que estavam vindo a ele pelo meio dos campos, ou seja, Ele falava dos homens da vila onde a samaritana tinha ido anunciá-lo. Sim! Esses eram os frutos prontos para a colheita (vs.29-30) eram os frutos maduros que precisavam ser colhidos e que os discípulos não conseguiam ver (v. 35).

3. Precisamos ver além dos nossos sentimentos.

Os judeus não tinham um bom relacionamento com os samaritanos por conta disso os discípulos até se admiraram que Jesus estivesse conversando com uma mulher samaritana (vs.27). Jesus não se importava com a raça, cor, posição ou mesmo com estado espiritual decadente que a pessoa se encontrasse. Ele tinha uma missão: salvar o pecador (Lc.19.10).

Precisamos ver as necessidades das pessoas com os sentimentos de Jesus. Um texto que pode nos ajudar é o de Mc.8:31-33.

A missão do Senhor é salvar o homem perdido. (Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido Lc.19:10)

– Jesus Expõe o clímax de sua missão.

Jesus está declarando para seus discípulos que a salvação do homem dependia de um alto preço o de Seu sofrimento.

Pedro chama Cristo à parte e então começa a reprová-lo.

– O que levou a Pedro agir daquela maneira?

– Piedade humana pelo seu Mestre?

– O desejo se dar bem com o Mestre?

– Falta de conhecimento da real Missão do Salvador?

– Insensibilidade pela situação do homem perdido?

Uma coisa é certa, a sua motivação estava errada e Cristo o reprovou severamente.

Que sentimentos nós temos? Estamos prontos a pagarmos o preço ou estamos em busca de facilidade?

Creio que a falta de espiritualidade e comprometimento tem levado muitos obreiros a ignorar os campos aos quais Cristo faz referência.

A principal missão da Igreja e de seus obreiros hoje, é levar o Evangelho aos pecadores para que os mesmos reconheçam que JESUS pode perdoa-los e que eles se rendam aos pés de Cristo. Daí a Sua advertência que ainda apela as nossas mentes: Vede os campos, já branqueja para a ceifa.

Conclusão:

Qual tem sido a sua visão em relação ao
apelo do mestre?

Consegues ver e ouvir?

– Se for positiva a tua resposta, então haja, faça alguma coisa deixe Jesus te usar em sua maravilhosa obra de resgatar pecadores arrependidos.

– Se for negativa a tua resposta, então desperte deste sono letárgico, deste comodismo, e abra os olhos e vede quantos estão a perecer ao seu redor e saia a proclamar este Evangelho da Salvação.  O Senhor seja contigo!

Pr. Roberto Melo Manso

Pastor da Igreja Cristã Evangélica em Altamira, Barra do Corda-MA. Bacharel em Teologia pela FTSA, Formado em Teologia Pastoral pelo SCEN, Casado com Catarina e pai de Kaio e Estéfane.

Últimos Estudos

Próximos Eventos

01 - 03 dez 2021

REUNIÃO DA DIRETORIA GERAL

04 dez 2021

FORMATURA SCEN

12 dez 2021

DIA DA BÍBLIA

25 dez 2021

NATAL

Nenhum evento encontrado!
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE NOVAS PUBLICAÇÕES
Rolar para cima