CADETES A JATO: PRONTOS A DECOLAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on google

PRONTOS A DECOLAR: BREVE HISTÓRIA DOS CADETES A JATO

Os que confiam no SENHOR, renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31).

O Programa de Cadetes a Jato foi lançado em 1972 e se destina a ministrar para adolescentes nas igrejas da MICEB e da AICEB. O trabalho tem muita aceitação e envolve atividades semanais nas quais os adolescentes de onze a quinze anos de idade memorizam as Escrituras, participam de projetos e ganham patentes pelo seu desempenho no cumprimento de tarefas, e ainda, o Programa inclui acampamento durante o período de férias para aqueles que se qualificam.

O Programa Cadetes a Jato foi inicialmente planejado pela missionária Joan Hunsberger pertencente a Missão Cristã Evangélica do Brasil – MICEB, após ouvir os anseios, e o pedido da Diretoria Geral da AICEB da época, para que ajudasse a desenvolver o departamento de adolescentes, até que um casal brasileiro pudesse assumir a liderança.

A missionária Jean Samuel (Jine) chegou em São Luis/MA para trabalhar junto com D. Jóia, em fevereiro de 1973 depois de trabalhar 10 anos em Belém no Pará com a MICEB.  Ela sentiu que Deus a queria em um outro ministério. Ao ouvir de Cadetes a Jato, ela conversou com Jóia e resolveram trabalhar juntas. A primeira viagem com essa finalidade foi a Brasília/DF onde formaram os grupos nas ICEs de Ceilândia, Gama e Taguatinga. Na volta foram até Açailândia, no Maranhão. E assim a organização de Cadetes a Jato foi crescendo.
O primeiro acampamento foi realizado em Barra do Corda/MA em julho de 1977, com 99 cadetes, sendo 33 rapazes, e 66 moças e 12 líderes de 10 igrejas.

Os acampamentos são um meio que Deus usa para desafiar os adolescentes.

Transição para o Departamento Nacional de Adolescentes

No início dos anos 2.000, as missionárias Jóia e Jine, aposentaram-se, deixando  155 grupos de Cadetes alcançando 2500 adolescentes. Então o Programa, passou a ser conduzido por uma equipe orientada pelo Departamento Nacional de Adolescentes da AICEB.

Mais da metade do sustento para o desenvolvimento das atividades dos Cadetes a Jato, é oriundo das igrejas; e um casal de jovens trabalha em tempo parcial ajudando com o treinamento de líderes nas igrejas locais, e assim o trabalho continua prosperando.

Durante muitos anos, estas servas serviram no Brasil como missionárias, exerceram o seu ministério especialmente no Departamento de Adolescentes onde empenharam suas vidas com amor e dedicação, até que  voltaram ao seu país de origem para descansarem. A estas dedicadas mulheres que ofereceram a sua juventude para a obra de Deus em uma terra estranha, nós queremos dizer com imensa gratidão: Deus as recompense. A nossa oração é que onde quer que estejam, suas vidas continuem a ser bênçãos na edificação de vidas! As palavras não traduzem a imensidão da nossa gratidão por todo amor expressado neste longo período que deixou uma saudade enorme! Para vocês, obrigado pelo amor, a fé e a dedicação demonstrada em seu ministério aqui no Brasil.

Dia 16 de outubro de 2018, faleceu a Sra. Joan Hunsberger (Irmã Jóia), a missionária da Missão Cristã Evangélica do Brasil – MICEB e professora do SCEN por 11 anos, foi chamada pelo Senhor para a Glória. Mas deixou o legado rumo a expansão do Reino, salvando muitas almas para o Senhor. Deixou um exemplo de fidelidade, abnegação e amor à obra de Deus e ao Evangelho. Cumpriu a carreira, guardou a fé.

Fonte: Recortes de História, Revista Ebenézer – ano 40 – janeiro a março de 2018.

Últimos Artigos

Próximos Eventos

27 set 2021

PRÉVIA DA CAMPANHA NACIONAL DE MISSÕES

01 out 2021

A RESTAURAÇÃO DO POVO

03 out 2021

ANIVERSÁRIO DA REVISTA EBENÉZER

08 - 12 out 2021

CONGRESSO NACIONAL DO DNJ

Nenhum evento encontrado!
Rolar para cima