A REVELAÇÃO DO LOGOS
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype

A REVELAÇÃO DO LOGOS EM NOSSAS VIDAS
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

Logos, termo grego que no latim foi traduzido por verbum, é entendido na filosofia como a razão enquanto primeira substância ou causa do mundo, na teologia como a segunda pessoa da divindade. Heráclito foi quem primeiro definiu o pensamento sobre o logos quando disse que os homens são ignorantes com relação ao ser do logos antes e depois de ouvirem falar dele, não o conhecendo mesmo que tudo aconteça por seu intermédio. Para a filosofia grega o logos é a própria lei do cosmo, de onde todas as leis humanas derivam porque esta domina em tudo e prevalece a tudo.

Os estóicos citados por Lucas em Atos 17.18 viam no logos o princípio ativo e formador do mundo. O pensador Plotino dizia que o logos age na matéria como um princípio ativo natural, não é pensamento nem visão, mas potência capaz de modificar a matéria, potência que não conhece, mas age como selo que imprime sua forma ou como objeto que reproduz o seu reflexo, sendo assim, neste sentido o logos é o próprio intelecto divino ordenador do mundo.

Como identificação divina o logos passou a ser visto assim antes do cristianismo, encontrando sua primeira formulação em Filo de Alexandria; na sua doutrina o logos é o intermediário entre Deus e o mundo, o instrumento da criação divina. Filo dizia que o logos é a sombra de Deus, servindo a Ele como instrumento. Diferente do mito, o logos é visto na filosofia como algo que Deus coloca na alma do ser humano como verdade íntima.

João, porém, fazendo uma intersecção com este pensamento grego expressa na sua epístola a presença do logos divino, pois como escrevia na língua predominante na época, o próprio grego, se apropriou do pensamento sobre o logos para difundir a pessoa de Cristo através do termo. Portanto no cristianismo o logos é identificado diretamente com a pessoa de Cristo, equiparando-o com o Deus Pai, mas também tendo uma participação na natureza humana. No conceito joanino o logos é monoteísta, ético, escatológico e nada tem a ver com a concepção gnóstica ou puramente estóica. João falou sobre o logos referindo-se ao Javé do A.T. que através de Sua Palavra tem o poder que cria e sustenta o mundo, traz luz, revelação e julgamento sobre o mundo e é efetiva para a salvação dos povos.

O ponto central da declaração de João no início do seu texto é a encarnação do logos onde todo o evangelho se apresenta, onde as boas novas são definitivamente proclamadas, onde o apóstolo apresenta o logos como o próprio Deus, como segunda pessoa da trindade santa, como aquele que estava presente na criação (Gn 1.1), como a fonte de todas as origens desde toda a eternidade, o logos e Deus não são apenas idênticos, mas são apenas um. Para João o logos é o sustentador da existência das coisas criadas, nada está fora da sua atividade criativa e sustentadora, o logos é o portador da vida, da salvação e da eternidade.

O pensamento sobre o logos sempre teve uma origem religiosa, os filósofos só recorreram a ela quando quiseram dar um caráter religioso a seus pensamentos, reconhecendo no logos a existência e a revelação de Deus, ou seja, o saber, o eu, a imagem e fundamento da vida divina. Portanto quando João revela o logos através do seu evangelho, está tão somente nos confirmando quem é o sustentador de nossas vidas, Jesus Cristo o Senhor.

Pr. Otoniel Gomes Oliveira

Pastor da Igreja Cristã Evangélica em Cidade Operária, São Luís – MA. Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios. Formado em Teologia Pastoral e Mestrando em Ministério pelo (SCEN). Especialista em Estudos Teológicos pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper. Treinado em Liderança Avançada e Gestão de Pessoas e Comunicação pelo Instituto Haggai. É professor do SCEN com atuação em Teologia Sistemática/Liderança. Casado com Loide, pai de Lorena e Olavo.

Últimos Artigos

Próximos Eventos

01 - 03 dez 2021

REUNIÃO DA DIRETORIA GERAL

04 dez 2021

FORMATURA SCEN

12 dez 2021

DIA DA BÍBLIA

25 dez 2021

NATAL

Nenhum evento encontrado!
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE NOVAS PUBLICAÇÕES
Rolar para cima